Logotipo - 2024: um ano de desafios, representatividade e muita responsabilidade
Logotipo - 2024: um ano de desafios, representatividade e muita responsabilidade

Artigo

2024: um ano de desafios, representatividade e muita responsabilidade

Marisol Santos, presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
03.01.2024 - 18h47min

Denerlei Antonioli/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Quando um novo ano se inicia, muitos são os desejos nas listas que fazemos para cumprir ao longo do novo ciclo. Por aqui não foi diferente. Em 2024, ao assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, reforço o meu compromisso com as pessoas.

selo-salto-ventoso.jpeg

Com muita responsabilidade, conduzirei o segundo maior parlamento do estado por caminhos inovadores e centrados na comunidade. Minha principal meta é estabelecer uma ligação mais estreita com a população, reconhecendo a importância de abraçar os temas que verdadeiramente impactam a vida das pessoas.

Em relação às boas práticas de governança, buscaremos juntos transformar a Câmara de Caxias em uma referência de sustentabilidade. Pretendo iniciar essa mudança ao implementar uma estratégia para adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU dentro das rotinas do parlamento. Buscar dados concretos que embasem nosso trabalho, demonstrando como as medidas que forem adotadas pela Casa impactam positivamente o meio ambiente e a economia.

No âmbito estrutural do legislativo, estamos passando por reformas no plenário e certamente avançaremos mais no caminho da digitalização, tanto nos processos de votação, como no dia a dia dos gabinetes. Acredito que pequenas mudanças na forma como conduzimos nossas práticas diárias podem resultar em grandes avanços rumo à sustentabilidade.

Não poderia encerrar meu primeiro artigo do ano sem falar daquilo que é um marco para a minha história e também para a história do parlamento. Sempre admirei a Galeria das Vereadoras e senti um orgulho imenso em fazer parte dela. Agora, me juntarei aos quadros de Presidentes da Casa. Que honra poder estar, sobretudo, ao lado de figuras como Rachel Grazziotin, Geni Peteffi e Denise Pessôa neste espaço. Serei apenas a 4ª mulher a presidir nossa Câmara, mas a segunda em uma única legislatura, fato inédito na história e que merece ser celebrado.

E só pra reforçar, não chegamos aqui por acaso. Representamos as nossas bancadas por sermos as mais votadas dentro dos nossos partidos, uma prova clara das conquistas das mulheres e da importância de abrirmos espaço para esse olhar diferenciado, sensível e tão necessário para a sociedade.

Acredito no potencial da Câmara de Vereadores como um verdadeiro parceiro na construção de um futuro melhor para todos. Estou comprometida, junto com meus colegas, a transformar palavras em ações e em liderar uma instituição que verdadeiramente reflete os valores e as aspirações da comunidade a qual servimos.

Leia mais:
Homem é morto a tiros dentro de revenda de veículos em Caxias do Sul

Ideas completa escala na maternidade do Hospital Pompéia, em Caxias
Motociclista morre em colisão com caminhão na RS-453, em Farroupilha
Mulher é presa por tentativa de homicídio em Caxias do Sul

Fazenda Souza receberá a primeira escola de Educação Infantil no interior de Caxias

Tags:

Artigo 2024: um ano de desafios, representatividade e muita responsabilidade Marisol Santos presidente Câmara de Vereadores Caxias do Sul