Logotipo - Adiló Didomenico dá posse ao Conselho de Governança de Caxias do Sul
Logotipo - Adiló Didomenico dá posse ao Conselho de Governança de Caxias do Sul

Assessoramento

Adiló Didomenico dá posse ao Conselho de Governança de Caxias do Sul

Órgão tem atribuições estratégicas, orientadoras e deliberativas

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
02.04.2024 - 16h59min

Ícaro de Campos/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), conduziu a primeira reunião do Conselho de Governança (CGOV), da administração municipal. O CGov é órgão de assessoramento do prefeito, com atribuições estratégicas, orientadoras e deliberativas.

selo-salto-ventoso.jpeg

📲 Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Fazem parte o prefeito, a vice-prefeita, o chefe de Gabinete, o procurador-geral do Município, os secretários de Governo, de Recursos Humanos e Logística de Gestão e Finanças e o controlador-geral do Município. Eles atuam como conselheiros e devem zelar pela adoção de boas práticas de governança, bem como acompanhar o cumprimento dos instrumentos de planejamento governamental e a qualidade do serviço público. Em pautas específicas, poderão ser convocados integrantes de outras unidades ou da comunidade para participar das discussões.

"Fazemos o que entendemos como correto e de interesse público, em primeiro lugar. Em segundo plano, trazendo estabilidade para a administração. Vivemos momentos difíceis, consequência da falta de foco no interesse de quem paga seus impostos e ajuda a construir a cidade", disse Adiló referindo-se à decisões que o governo optou em assumir e não mais deixar seguir e se acumular.

Para a vice-prefeita Paula Ioris (PSDB), este é mais um passo concreto para a implementação da política de governança no Município de Caxias.

"Precisamos ter um método de trabalho para sempre resolver as coisas da melhor maneira possível, com decisões baseadas em dados. Esta é um legado que deixamos para os servidores e para a cidade", afirma.

Na primeira reunião, foram relembrados os princípios que regem a governança, foi apresentado o novo Regimento Interno do Gabinete do Prefeito, com a inclusão da Coordenadoria de Governança Pública, e dado o encaminhamento para a criação do grupo de trabalho que formulará o edital e de seleção de servidores. O grupo de funcionários públicos municipais visa compor o corpo técnico que atuará nos escritórios temáticos da Coordenadoria de Governança.

A Coordenadoria de Governança apoiará o CGOV no exercício de suas funções, aprimorando o sistema de governança, auxiliando na realização das reuniões e nos encaminhamentos das decisões. Ela será composta pelos escritórios temáticos de Gestão de Dados, de Projetos, de Processos e Gestão da Transparência, todos eles serão integrados por servidores efetivos, com foco na continuidade das atividades, independentemente das trocas de governo, características do poder público.

Leia mais:
Randon Solar inicia testes em veículo equipado com placas fotovoltaicas
Caxias do Sul compra testes de dengue e prepara contratação de médicos

Homem é morto a tiros às margens da BR-116, em Caxias do Sul
Bento Gonçalves recebe Ranking Agas e Convenção Regional de Supermercados
Orquestra de Sopros realiza o concerto Música de Cinema, em Caxias

Tags:

Assessoramento Adiló Didomenico posse Conselho de Governança Prefeitura de Caxias do Sul atribuições estratégicas orientadoras deliberativas Caxias do Sul