Logotipo - Avançando rumo à sustentabilidade e economia verde
Logotipo - Avançando rumo à sustentabilidade e economia verde

Artigo

Avançando rumo à sustentabilidade e economia verde

Edson Nespolo, diretor da 1ª Eletric Move RS

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
05.08.2023 - 09h28min

Leandro Araújo/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os carros elétricos têm sido amplamente reconhecidos como uma peça fundamental no quebra-cabeça da sustentabilidade e da economia verde. Com a crescente preocupação no tangente às mudanças climáticas e o esgotamento de alguns recursos naturais, a transição para a mobilidade elétrica surge como uma solução promissora para reduzir a pegada ambiental e impulsionar a economia sustentável do futuro.

selo-salto-ventoso.jpeg

A adoção de carros elétricos contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Enquanto os veículos movidos a combustíveis fósseis são responsáveis por uma parcela substancial das emissões de CO2, os carros elétricos não emitem poluentes durante sua operação. Além disso, com o aumento da produção de energia renovável, como a solar e a eólica, o carregamento desses veículos pode ser ainda mais limpo e sustentável, reduzindo ainda mais a pegada de carbono.

Outro ponto importante é o ruído proveniente dos motores a combustão, pois é uma fonte poluição sonora urbana. Os carros elétricos são notavelmente mais silenciosos, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que vivem em áreas urbanas.

Em relação à economia verde, esse novo modelo representa uma oportunidade de impulsionar novos setores e empregos. A criação de uma nova cadeia produtiva desses automóveis abre espaço para a inovação e investimentos em tecnologias mais limpas. Companhias e startups têm desempenhado um papel fundamental nessa transformação, criando novos modelos de negócios e soluções mais sustentáveis.

Ademais, a redução da dependência de combustíveis fósseis traz benefícios econômicos significativos. Países que são altamente dependentes da importação de petróleo enfrentam constantes desafios em sua balança comercial e estão sujeitos às flutuações dos preços globais. Ao investir em carros elétricos e em fontes de energia renovável, esses países podem reduzir a vulnerabilidade econômica, direcionando seus recursos para o desenvolvimento interno de tecnologias verdes.

Por outro lado, é importante abordar alguns desafios associados aos carros elétricos. É fundamental que os governos e o setor privado trabalhem juntos para expandir e melhorar a rede de estações de carregamento em todo o país, garantindo que os motoristas tenham confiança para migrar para os veículos elétricos sem preocupações sobre autonomia.

Para debater estes e outros assuntos, Caxias do Sul sediará, de 1º a 3 de setembro de 2023, a primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move, nos Pavilhões da Festa da Uva. Assim, conduziremos nossa sociedade para um futuro mais sustentável e resiliente.

Edson Nespolo, diretor da 1ª Eletric Move RS.

Leia mais:
CIC de Caxias do Sul realiza segunda edição do Let's Marketing
Câmara de Caxias do Sul abre inscrições para o Prêmio Darcy Ribeiro
Aberto chamamento para ocupação das casas das Réplicas de Caxias
Pesquisa aponta queda nas vendas para o Dia dos Pais, em Caxias
Reforçado modelo original de mercado público na Maesa, em Caxias

Tags:

Artigo Avançando rumo à sustentabilidade e economia verde Edson Néspolo Eletric Move RS Caxias do Sul