Logotipo - Competências interculturais para viver e trabalhar em harmonia em mundo hiperconectado
Logotipo - Competências interculturais para viver e trabalhar em harmonia em mundo hiperconectado
  • banner-patrocinadores-festa-da-uva-970x250.jpg

Artigo

Competências interculturais para viver e trabalhar em harmonia em mundo hiperconectado

Marta Elisa Eberle, professora e psicóloga

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
19.09.2023 - 10h09min

Rafael Sartor/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Está se instaurando uma nova era no mundo dos negócios e dos investimentos, na qual o sucesso de uma organização não se mede apenas por seus resultados econômico-financeiros, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade e regeneração do planeta e sua responsabilidade perante a sociedade. Trata-se da importância de implementar um conjunto de medidas conhecido pela sigla em inglês ESG (Environmental, Social e Governance) ou seja, Ambiental, Social e Governança e referem-se às melhores práticas adotadas para minimizar efeitos negativos e potencializar os positivos e implementar melhores políticas e controles na gestão.

selo-salto-ventoso.jpeg

Adicionalmente, vivemos os efeitos decorrentes da globalização, da mobilidade e da conectividade; três fenômenos que mudaram o mundo e requerem novas formas de ensinar e aprender. Para vivermos plenamente em um mundo com essas características são exigidos novos conhecimentos e habilidades e, entre eles, a Alfabetização Cultural.

Hoje, a tecnologia nos permite, em apenas um "toque digital", cruzar fronteiras virtuais e nos relacionarmos com pessoas de diferentes culturas, hábitos e costumes, a qualquer momento e lugar, possibilitando o compartilhamento de informações, recursos ou conhecimentos de forma nunca antes experimentada entre indivíduos e grupos. Portanto, considero que é necessário praticar o conhecimento – nosso e do outro –, para compreender-nos, respeitar-nos de forma que possamos viver e trabalhar em harmonia em ambientes multiculturais. Esse é o caminho para o desenvolvimento da Inteligência Cultural.

Nesse contexto, as Ferramentas Virtuais e Metodologias de Ensino e Aprendizagem da Eberle T.I.C e do Navegamundo auxiliam a potencializar aquelas práticas de ESG das empresas relacionadas à diversidade cultural, educação ambiental e gestão equitativa e responsável de forma original. Sendo assim, por meio de três soluções diferenciadas: 1) Podcasts Educulturais, 2) Programas de Voluntariado Digital e 3) Workshop sobre Inteligência Cultural, contribuímos para promover o desenvolvimento de soft skills como a empatia, a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade, habilidades emocionais e comportamentais, que se tornam cada vez mais valorizadas nas relações sociais e no mercado de trabalho.

Venha! Juntos, fazemos mais e melhor pela nossa sociedade, chegamos mais longe e beneficiamos mais pessoas.

Marta Elisa Eberle, professora e psicóloga.

Leia mais:
CPI da Saúde de Caxias aprova a convocação de mais três depoimentos
Ruas serão bloqueadas para desfile da Semana Farroupilha, em Caxias
Jornalista Carlinhos Santos lança o livro Mil Folhas em Caxias
Assinada ordem para obra de despoluição do Lago Fasolo, em Bento
Caxias realiza melhorias em duas estações de tratamento de água

Tags:

Artigo Competências interculturais para viver e trabalhar em harmonia em mundo hiperconectado Marta Elisa Eberle Caxias do Sul