Logotipo - Dia do Estudante - Nossa Universidade Federal pode ser realidade
Logotipo - Dia do Estudante - Nossa Universidade Federal pode ser realidade

Artigo

Dia do Estudante - Nossa Universidade Federal pode ser realidade

Denise Pessôa, deputada federal pelo PT/RS

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
11.08.2023 - 10h36min

Bruno Spada/Câmara dos Deputados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

11 de agosto é o Dia do Estudante. Nessa data, comemoramos as conquistas alcançadas na garantia do direito à educação e lutamos pelo que ainda falta. A Constituição de 1988 afirmou a educação como um direito e, com base nela, conquistamos o grande feito que é o acesso universal ao ensino fundamental. Passadas três décadas, alguns importantes desafios ainda estão à nossa frente.

selo-salto-ventoso.jpeg

A educação é um dos assuntos que mais me empolga. Quem acompanha minha trajetória sabe o quanto as lutas da educação me são importantes. No ensino médio, cursei Magistério. Quando entrei na universidade, comecei a organizar os colegas e militar no movimento estudantil. Na universidade, fui vice-presidente do DCE, presidenta do D.A de Arquitetura e Urbanismo e diretora da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura. Por ter trilhado esse caminho, sei a relevância que o estudo tem na vida das pessoas.

Neste Dia do Estudante, entre tantas demandas da educação, escolho destacar uma que devemos priorizar coletivamente: a Universidade Federal da Serra Gaúcha. No início de agosto, estive no Ministério da Educação para tratar sobre a implantação de uma universidade federal na nossa região. Durante a conversa, tivemos a confirmação de que o atual governo federal é simpático a essa antiga demanda. Como temos acompanhado, com o governo Lula, voltaram os investimentos públicos para a educação. Já foram anunciados pelo menos R$ 10 bilhões em programas voltados para o setor, o que nos motiva a lutarmos por essa conquista.

Uma universidade federal será um excelente instrumento para o aprimoramento e formação profissional dos nossos jovens. A presença de uma universidade pública, gratuita e de qualidade tem o potencial de melhorar o ensino básico regional. Além disso, a perspectiva de conseguir entrar na universidade dá um motivo a mais para os jovens se dedicarem aos estudos. Com a Universidade Federal da Serra Gaúcha, estudar pode ficar mais acessível para a nossa juventude, especialmente para os filhos dos trabalhadores e moradores dos nossos bairros!

Leia mais:
Convenção da CDL Caxias destaca marketing digital e inovação
Conheça as embaixatrizes Raele Garbin, Thayse Oliveira Cabral e Vanise Saciloto Camassola
ARTIGO Dia da Advocacia
Prefeitura de Caxias do Sul constrói mais de 3,3km de calçadas
Boccati promove circuito de vinhos em homenagem ao Dia do Garçom

Tags:

Artigo Dia do Estudante: nossa Universidade Federal pode ser realidade Denise Pessôa deputada federal Caxias do Sul