Logotipo - Estado pede custos das obras de acesso ao Aeroporto da Serra Gaúcha, em Caxias

Infraestrutura

Estado pede custos das obras de acesso ao Aeroporto da Serra Gaúcha, em Caxias

Eduardo Leite deve definir a participação financeira do Estado

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
17.03.2023 - 08h20min

Lucas Munaretti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

As negociações entre Governo do Estado e municípios sobre os acessos ao Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, tiveram mais uma importante etapa nesta quinta-feira (16), em um encontro em Caxias.

selo-salto-ventoso.jpeg

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) recebeu o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella (MDB); o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino; o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP); e o secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Germano Junges. Também estavam presentes a vice-prefeita, Pala Ioris (PSDB), os secretários de Planejamento, Margarete Bender (sem partido); de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior (PTB), além de técnicos do Município.

A pauta da reunião foi a implementação dos acessos ao aeroporto que irão beneficiar toda a região. Foram abordadas as obras da ligação de São Marcos a Vila Seca, que tem extensão de 8 quilômetros e projeto executivo concluído; a ligação entre o aeroporto via Apanhador na Rota do Sol, com extensão de 14 quilômetros, com o objetivo de beneficiar os Campos de Cima da Serra e suas áreas turísticas como parques nacional e estadual já concedidos; e a ligação com a Região das Hortênsias.

Ficou acordado que os projetos e estimativa de custo já prontos serão todos encaminhados ao Daer e a complementação com projetos básicos e os respectivos investimentos. Depois que todo o material estiver concluído, será feita uma reunião na presença do governador Eduardo Leite (PSDB) para definições quanto à participação financeira do Estado nas obras. Essa foi uma demanda que veio do governo estadual.

"Quando tivermos todas essas informações reunidas, vamos levar ao governador, porque o Estado tem todo o interesse em ser parte da viabilização", comentou Costella.

Adiló abordou também o trecho de acesso que liga Caxias passando por Fazenda Souza, que se trata de uma via estadual (VRS), e que deve inserir o anel de contorno da sede do distrito. Esse contorno desviará o maior fluxo de veículos do centro de Fazenda Souza. Este assunto também está sendo encaminhado na autarquia.

"Há meses estamos trabalhando nesse assunto, inclusive identificamos uma estrada que viabilizaria a execução sem a necessidade de muitas desapropriação".

O encontro é continuidade de uma reunião entre a vice-prefeita, os secretários Margarete e Alfonso, há cerca de um mês, na sede do Daer, onde foram recebidos por Costella e Faustino.

Leia mais:
Câmara de Caxias aprova nova Reforma da Previdência dos servidores municipais
Prefeitura e entidades mantêm divergências sobre modelo de ocupação da Maesa, em Caxias
Hospital São Carlos de Farroupilha pede apoio para deputado Neri, o Carteiro
Projeto Gesta quer potencializar cena cultural da Zona Norte de Bento Gonçalves
Autorizado início de obras de adequação de PPCI em 10 escolas municipais de Caxias

Tags:

Infraestrutura Estado custos obras acesso Aeroporto da Serra Gaúcha Caxias do Sul