Logotipo - O mundo dos livros e da leitura no ambiente escolar
Logotipo - O mundo dos livros e da leitura no ambiente escolar

Artigo

O mundo dos livros e da leitura no ambiente escolar

Júlia Borges, bibliotecária do Colégio Madre Imilda

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
16.04.2024 - 09h45min

Velaine Rodrigues/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Em uma era onde as telas capturam cada vez mais nossa atenção, os livros muitas vezes são deixados em segundo plano. No entanto, sua importância continua sendo inabalável, especialmente quando contextualizada dentro do mundo escolar e seu papel vital na formação dos jovens.

selo-salto-ventoso.jpeg

📲 Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

É importante reconhecer que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na promoção da leitura. Aplicativos e plataformas digitais podem enriquecer a experiência de leitura, tornando-a mais interativa e envolvente para os alunos. Enquanto as telas oferecem conveniência e interatividade, o livro físico proporciona uma experiência sensorial única, estimulando a imaginação e a criatividade de maneiras que uma tela simplesmente não consegue replicar. É neste contexto que a escola desempenha um papel fundamental na orientação dos alunos para aproveitar o melhor de ambos os mundos.

Os livros, sejam eles nos diferentes suportes, são símbolos de conhecimento, imaginação e descoberta. Por tanto, a escola possui papel crucial em fomentar uma cultura de leitura que se estenda para além das salas de aula. A organização de eventos como a Feira do Livro, é uma forma de manifestação do compromisso contínuo da comunidade escolar com a educação integral dos alunos, e uma das maneiras de nutrir o amor pela leitura.

Muito mais que um evento de venda de livros, é a celebração da leitura e do aprendizado. Uma oportunidade para que os estudantes possam expandir seus horizontes e desenvolver um amor pela leitura que perdurará para toda a vida. Ao reconhecer a importância do livro e da leitura, a escola está capacitando os alunos a se tornarem cidadãos críticos, criativos e compassivos em um mundo cada vez mais digital.

Leia mais:
Inscrições abertas para aulas de capoeira, música e dança em Caxias do Sul

Como a indústria se adapta em um mundo em constante fluxo
Caxias do Sul inicia campanha do agasalho no dia 11 de maio
Empresa de seguros de Caxias do Sul projeta crescimento de 25% neste ano
UCS está com inscrições abertas para o curso Talian in Fameia

Tags:

Artigo O mundo dos livros e da leitura no ambiente escolar Júlia Borges bibliotecária Colégio Madre Imilda Caxias do Sul