Logotipo - Projeto de promoção da leitura em Caxias do Sul deve distribuir mais de 980 livros neste ano
Logotipo - Projeto de promoção da leitura em Caxias do Sul deve distribuir mais de 980 livros neste ano

Literatura

Projeto de promoção da leitura em Caxias do Sul deve distribuir mais de 980 livros neste ano

Passaporte da Leitura, que oferece aos estudantes a possibilidade de contato com escritores, ocorre durante a Feira do Livro

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
09.08.2022 - 19h01min

João Pedro Bressan/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Nesta segunda-feira (8), foram apresentados os nomes dos 11 escritores que irão participar da 18ª edição do Passaporte da Leitura, que será realizado durante a Feira do Livro de Caxias do Sul, de 30 de setembro a 16 de outubro. São eles: Alexandre Camanho, Aline Abreu, Cléo Busatto, Cris Eich, Helena Gomes, Ernani Ssó, Odilon Moraes, Helô Bacichette, Milton Célio de Oliveira Filho, Maria Amália Camargo e Rosane Pamplona.

selo-salto-ventoso.jpeg

Nesta edição, serão distribuídos 984 livros para alunos de 44 escolas. O projeto proporciona aos estudantes a possibilidade de contato com diferentes obras literárias e diálogo com escritores.

O Passaporte da Leitura é um dos mais consolidados projetos continuados de incentivo à leitura no país. As escolas participantes receberão sacolas com livros do autor. A partir de daí, essas histórias serão trabalhadas por professores, alunos e, sempre que possível, nas comunidades em que as instituições estão inseridas. Após o encerramento do projeto as escolas receberão kits com livros de todos os escritores participantes, para que sejam incorporados as suas bibliotecas.

Na oportunidade, os professores também tiveram a oportunidade de participar do workshop "Literatura e Animação: Narrativas fantásticas e seus signos" com os escritores e ilustradores Gio e Doug.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) salientou a importância da leitura e o estímulo de vida que os livros podem dar a todos que leem.

"Ler é viajar através do livro. É conhecer o mundo. A leitura liberta o ser humano e precisamos incentivar cada vez mais as pessoas a lerem, assim como é feito com o passaporte da leitura nas escolas", comentou o prefeito.

A professora e escritora, Helô Bacichette, enfatizou a alegria de poder estar trocando ideias sobre sua obra para os alunos, que um dia foi professora.

" Eu só sou escritora pois fui e sou leitora, se não fosse a leitura a estimular a minha escrita hoje não estaria aqui falando para todos e aos alunos que terei imenso prazer em ouvir vossas considerações e entendimento sobre minha obra", comentou a escritora.

Estavam presentes no lançamento, a secretaria da Cultura, Aline Zilli; a patrona na Feira do Livro 2022, Maya Falks; o Amigo do Livro, Décio Bombassaro; e o vereador Lucas Caregnato (PT).

Sobre o projeto

Criado em 2005, o projeto já envolveu mais de 177 mil estudantes; 213 autores, vindos de diferentes partes do Brasil; e distribuiu mais de 13 mil livros a cerca de 500 escolas e instituições. Em 2017 o projeto recebeu o prêmio Ages (Associação Gaúcha de Escritores) na categoria "melhor ação de promoção da leitura".

O Passaporte da Leitura é uma realização da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL).

Leia também:
Prefeitura de Caxias do Sul finaliza a etapa de inventário e mapeamento de dados pessoais
Caxias do Sul inicia campanhas contra a poliomielite e multivacinação
Padre Nivaldo Angelo Piazza morre em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul e MP definem encaminhamento para ações de proteção animal
Sindicatos do comércio de Caxias do Sul seguem sem acordo sobre reajuste salarial

Tags:

Passaporte da Leitura projeto promoção leitura Caxias do Sul distribuição 980 livros Feira do Livro