Logotipo - Samae comemora dia mundial da água com toboágua gigante em Caxias
Logotipo - Samae comemora dia mundial da água com toboágua gigante em Caxias
  • banner-patrocinadores-festa-da-uva-970x250.jpg

Acqua Fest

Samae comemora dia mundial da água com toboágua gigante em Caxias

Evento acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Parque dos Macaquinhos e no estacionamento da Prefeitura

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
18.03.2023 - 11h03min

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O Parque dos Macaquinhos e o estacionamento da Prefeitura vão se transformar em um espaço de aventura e diversão gratuita para a comunidade caxiense. Nos dias 25 e 26 de março, das 11h às 18h, ocorre a primeira edição do Acqua Fest: água é vida. Será um final de semana de conscientização e diversão para comemorar o Dia Mundial da Água.

selo-salto-ventoso.jpeg

O destaque do evento fica para o toboágua inflável gigante, com 150 metros de descida livre, atração inédita na cidade. A idade mínima para andar no toboágua é de 10 anos. Para crianças menores de 10 anos, no pátio da Prefeitura, haverá um toboágua infantil. Para funcionamento do brinquedo, são necessários cerca de 12 mil litros de água que, ao término do evento, serão recolhidos para serem reutilizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) para limpeza da Praça Dante Alighieri e rega de mudas.

O toboágua será montado dentro do Parque dos Macaquinhos, na Rua Arlete de Souza de Freitas, acesso pela rua Alfredo Chaves. Para se divertir nessa atração, a comunidade está convidada a contribuir com 1kg de alimento não perecível que será destinado ao Banco de Alimentos.

Conforme o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti (PTB), o evento busca oportunizar o contato da população com a água em um momento de lazer consciente.

"O objetivo dessa ação de overno é promover uma atividade de lazer gratuita à comunidade, para que todos possam se divertir, mas também fomentar o uso racional da água", destaca Meletti.

Outros infláveis como o futebol de sabão também estarão disponíveis durante os dois dias de evento, bem como camas elásticas disponibilizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). As pessoas que quiserem apreciar essas atividades gratuitamente precisarão antes participar de alguma das várias oficinas disponibilizadas pelos parceiros do evento para conquistar um valor em "economis". A moeda corrente do evento deverá ser trocada em uma estação especial montada pelo Procon para realizar o câmbio: a Proconlândia.

Durante o evento, os grafiteiros do Projeto Mosaico da Quebrada, deixarão sua arte na parte externa do setor de Parques, Praças e Jardins (PPJ) da Semma, que também estará presente com feira de adoção de cães, distribuição de mudas e atividades de conscientização ambiental.

Já na quadra de esportes, as estrelas serão o Caxias do Sul Basquete, o Esporte Clube Juventude e a S.E.R. Caxias, com a presença dos mascotes e atividades de lazer como chute a gol e bola na cesta. O evento também contará food trucks comercializando comida e bebidas, banheiros, fraldário, lavatórios de mãos e diversas atividades realizadas por empresas parceiras do evento (confira abaixo).

Atividades

:: Samae: distribuição de água, presença da mascote Super Samaezito e atividades educativas;
:: Unimed: ambulâncias com atendimento médico à disposição durante todo o evento;
:: Codeca: orientações sobre o destino correto dos resíduos, jogos educativos e a presença do Codequito;
:: Instituto Mix: corte de cabelo e massagem;
:: Estação da Ração: circuito para pets e pontos de água e ração;
:: Orquídea: expositores e distribuição de biscoitos;
:: Brigada Militar: segurança do evento e a presença do canil;
:: Sesi: oficinas de aulas de pilates e funcional;
:: Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM): Escola de Trânsito, óculos de realidade virtual, pinturinhas de rosto e carimbos;
:: Secretaria Municipal da Educação (SMED): contação de histórias;
:: Fundação de Assistência Social (FAS): apresentações culturais dos projetos assistenciais;
:: Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS): segurança do evento e atividades da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal;
:: Secretaria Municipal da Saúde (SMS): ações voltadas ao combate à dengue, teste rápido de IST's e aferição de pressão;
:: 5º Batalhão de Bombeiro Militar (dia 26): 13h - oficina de uso do extintor de incêndio; - 15h - instrução de desobstrução de vias aérea;
:: Secretaria Municipal da Cultura (SMC): apresentações artísticas;
:: Sicredi: lounge para descanso e espaço kids.

 

Leia mais:
Governador garante investimentos nos acessos ao futuro Aeroporto da Serra Gaúcha, em Caxias
Leite e prefeitos da Serra tratam sobre trabalho temporário da safra de uva
Câmara de Caxias estimula destinação de imposto de renda a fundos municipais
Parque da Festa da Uva, em Caxias, recebe piquenique, feira e churrascada
Comissão Processante da Câmara de Caxias decide pela continuidade do processo de cassação de Sandro Fantinel

Tags:

Acqua Fest Samae comemora dia mundial da água toboágua gigante Caxias do Sul