Logotipo - Servidores municipais de Caxias do Sul aprovam paralisação dia 18 de agosto
Logotipo - Servidores municipais de Caxias do Sul aprovam paralisação dia 18 de agosto

Serviço público

Servidores municipais de Caxias do Sul aprovam paralisação dia 18 de agosto

Durante assembleia, categoria também assinalou com possibilidade de estado de greve

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
10.08.2022 - 19h37min

André Tajes/Banco de dados/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

Sindiserv realizou a primeira manifestação em defesa da campanha salarial no final de abril

A direção do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) de Caxias do Sul realizou nesta terça-feira (9), a assembleia geral da categoria para deliberar o andamento da campanha salarial 2022.

selo-salto-ventoso.jpeg

Os cerca de 350 servidores aprovaram por unanimidade a paralisação no dia 18 de agosto e concordaram com a possibilidade de "estado de greve". A medida é um alerta à administração do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) que a qualquer momento poderá ser deflagrada uma greve, caso as principais reivindicações não sejam atendidas. O Sindiserv cobra o pagamento da trimestralidade.

Durante a assembleia, cerca de 10 servidores se manifestaram e destacaram a necessidade de unidade entre a categoria, a importância do serviço público e o descaso do Executivo com as pautas apresentadas, especialmente sobre a falta do repasse das perdas inflacionárias.

A sugestão apresentada pela presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, foi a busca de uma reunião com o Executivo na manhã do dia 18 de agosto. Dependendo das negociações, será deflagrado o estado de greve, no mês de setembro, com a realização de vigílias em frente ao Centro Administrativo, das 11h às 13h, e a realização de assembleias setoriais.

No dia 18 de agosto, a mobilização inicia às 9h com concentração em frente à Prefeitura e ato às 10h. Na parte da tarde, a vigília permanece a partir das 14h e ato ocorre às 16h.

Faps

Os servidores também discutiram a situação do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores (Faps) e do déficit atuarial de R$ 6,5 bilhões.

Silvana ressaltou que os servidores não são culpados pelo déficit previdenciário. Segundo ela, o passivo anunciado pela administração leva em conta o cálculo como se todos os servidores fossem se aposentar no mesmo dia.

"Queremos participar dessas discussões, especialmente sobre as alternativas, pois essa conta não pertence aos servidores e sim, à administração", salientou Silvana.

Leia também:
Caxias do Sul chega a quatro casos da varíola dos macacos
Samae abre inscrições para concurso público com 14 vagas
Caxias do Sul lança cartilha sobre bullying e cyberbullying
Câmara de Caxias homenageia advogados com o Prêmio Mário David Vanin de Direito
Câmara Vai ao Bairros 2022 chega à região do Reolon

Tags:

Sindiserv servidores municipais Caxias do Sul assembleia aprova paralisação 18 de agosto estado de greve