Logotipo - VÍDEO: Festa da Uva 2022 recebe mais de 350 mil visitantes

Geral

VÍDEO: Festa da Uva 2022 recebe mais de 350 mil visitantes

Presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, apresentou os números do evento e avaliou o resultado de público

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
11.03.2022 - 12h55min

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

A Festa da Uva de 2022, que aconteceu de 18 de fevereiro a 6 de março, recebeu mais de 350 mil visitantes dos 17 dias do evento. O resultado é a soma do público que circulou pelo Parque Mário Bernardino Ramos, assistiu os desfiles cênicos musicais e os shows nacionais, e prestigiou os jogos coloniais. A apresentação dos números da 33ª Festa da Uva ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), no Centro de Eventos.

selo-salto-ventoso.jpeg

Os seis desfiles cênicos musicais reuniram 52 mil pessoas na Rua Sinimbu. Já os seis shows nacionais levaram 44,5 mil pessoas para a arena montada junto à cancha de rodeios. O DJ Alok reuniu o maior público do evento com 15 mil espectadores; seguido pelas duplas sertanejas, Jorge e Mateus, com 12,5 mil e Israel e Rodolffo, com 7 mil. O show do pagodeiro Dilsinho teve 6 mil pessoas e do ex-Titãs Nando Reis contou com 4 mil pagantes. Mais de 200 artistas locais e regionais se apresentaram nos palcos dos Pavilhões 1 e 2.

As 15 etapas dos jogos coloniais contou com o envolvimento de 15,5 mil pessoas entre competidores e o público que compareceu para assistir as disputas.

Para o presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, o objetivo foi alcançado mesmo com o número de visitante menor do que a estimativa de 800 mil pessoas. Segundo ele, o resultado final se deve a pandemia da cavid-19.

"A questão do público a gente pegou um levantamento das últimas festas e a partir daí projetou um cenário que estava previsto no número que eu passei. O importante é que quem veio ficou satisfeito e com um gostinho de quero mais", disse Bertotto.

O relatório financeiro será apresentado nos próximos dias. Segundo Bertotto, a Festa espera ainda receber recursos de patrocinadores, de cartão de crédito, das leis de incentivo a cultura municipal e estadual, de alguns expositores e da AM9.

O prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB) disse que o público divulgado é razoável e todos que compareceram à festa se sentiram seguro pela exigência do protocolo sanitário.

"É um número (de visitantes) que está dentro daquilo que era possível fazer. É uma festa que representou a integração regional, e que abre espaço e oportunidade para eventos da região, seguindo os cuidados e protocolos", comentou. 

Outros números

A Festa da Uva distribuiu 100 toneladas de uvas para os visitantes dos Pavilhões e dos seis desfiles cênicos. Foram mais de 250 expositores nas áreas de indústria, comércio, serviços, entidades e patrocinadores.

Uma das principas atrações dos Pavilhões, a Vila dos Distritos, vendeu 6,7 mil quilos polenta, 3,5 mil quilos de queijo e 4 mil quilos de salame. Somente na área da gastronomia foram 40 operações.

Na área da saúde, o ponto de vacinação contra a covid-19, mantido pela Secretaria da Saúde, realizou 1.509 doses de vacina nos 17 dias do evento.

Segundo o levantamento da Secretaria do Turismo, 252 pessoas de diferentes municípios, de 19 estados brasileiros e de 14 países registraram presença no estande da hospitalidade.

Além disso, a taxa de ocupação da rede hoteleira que antes da Festa da Uva variava em 35%, durante o evento subiu para 60%, chegando nos finais de semana e no feriado de Carnaval em até 90% de ocupação.

Covid

A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, também apresentou os números de casos de pessoas diagnósticadas com a covid-19 durante a Festa da Uva. Ela lembrou que no mesmo período havia outros dois fatores de movimentação da população: o início das aulas 100% presenciais e o Carnaval. Portanto, mesmo que houve o aumento de casos não seria possível atribuir somente a Festa da Uva.

Segundo Daniele, na primeira semana da festa tinha 2.084 pacientes com covid, na segunda semana eram 1.283 pacientes com a doença e na terceira semana eram 704 casos ativos.

Público da Festa da Uva 2022

:: Visitantes do Parque – mais de 238.000
:: Público dos seis desfiles – 52.000
:: Shows nacionais – 44.500
:: Jogos coloniais – 15.500
:: Total – mais de 350.000

Leia também:
Concurso para escolha da corte da Fenavinho recebe inscrições de 24 candidatas
Vice-prefeita de Caxias visita Penitenciária do Apanhador
Rafael Bueno viaja a Brasília em busca de verbas para saúde, assistência e causa animal
Mostra Flores inicia neste sábado com entrada e estacionamento gratuitos
Hospital Virvi Ramos comemora 65 anos com homenagem na Câmara de Caxias

Tags:

Geral Festa da Uva 2022 apresentação números público 350 mil pessoas Caxias do Sul